Portes grátis para encomendas superiores a 80€ para Portugal Continental

Speech in Love | Qual o estilo comunicativo do teu filho?

Escrito em 05 de abr. de 2021

Certamente que já te perguntaste porque é que há speechies 👶 mais sociáveis e faladores, enquanto outros parecem mais tímidos e relutantes em comunicar. 😚

O filho 🧒 de uma amiga minha, ali na idade em que a fala 👄 deve começar a desabrochar, mantinha, maioritariamente, o silêncio. 🤫

Os pais 👫, de coração apertado 💔, perguntavam-se se estaria tudo bem, ou se deveriam panicar à séria. 😖

Em primeiro lugar, temos de perceber como é que o speechie 👶comunica quando está dentro e fora do seu elemento: em casa 🏠, na creche 🏡, com os pais 👨‍👩‍👦, com os avós🧓 ou com outras crianças 🧍‍♀️🧍‍♂️.

Mas o que é que isto interessa❓

➡️ Saber qual o perfil comunicativo do teu speechie vai-te poupar muitas preocupações e dores de cabeça❗

Encaixa já isto na tua cabeça:
👉 o estilo comunicativo do teu speechie depende de 2️⃣ premissas (MEGA) importantes:

1️⃣ A habilidade para iniciar a interacção com outros
2️⃣ A habilidade para responder, quando outros iniciam a interacção consigo

Em segundo lugar, tens de "casar" as características do teu speechie, de acordo com os 4️⃣ perfis comunicativos que existem:

🔺Sociável
(o speechie inicia a interação com os outros e é rápida a responder às interações, mesmo que ainda verbalize poucas palavras ou seja difícil de o compreender)

🔺Relutante
(o speechie responde mais aos outros do que inicia por ele as interações. Normalmente é descrito como envergonhado e necessita de tempo para se sentir confortável com novas pessoas e ambientes)

🔺 Passivo
(o speechie raramente responde à interação e raramente inicia a interacção com os outros. É difícil de estabelecer a comunicação com ele porque não parece estar interessado nas pessoas nem nos objectos)

🔺Agenda própria
(o speechie somente inicia a interação comunicativa com o outro quando quer alguma coisa. Passa mais tempo a brincar sozinho, estando mais recolhido no seu mundo).

➡️ Se o teu speechie tiver um estilo comunicativo Sociável ou Relutante, uma estratégia do tipo *O*bserva, *E*spera e *O*uve pode ser suficiente para que comece a comunicar contigo.

➡️ Se o teu speechie tiver um estilo comunicativo do tipo Passivo ou Agenda Própria, é muito provável que o tipo de estratégia acima mencionado não resulte e precise de mais apoio {especializado} .

⚠️ Ora, o que é isto do OEE (OWL, em inglês)❓

Neste tipo de abordagem, o speechie é quem lidera a interação❗

Nós só temos de observar as pistas que ele deixa (ex: linguagem corporal, a direção para onde aponta ou quais os seus interesses); esperar ou dar tempo para que responda à tua interação ou  que comece ele uma (ex: se alguém tocar à campainha, em vez de irmos logo abrir a porta, esperamos pela reacção do speechie); ouvir atentamente o que nos diz e validar as suas tentativas  (ex: se aponta para o prato e diz pato, validar e reforçar com "sim, é o prato!")

Isto não é uma receita, mas ajuda ter uns truques na manda❗😉

Com amor & con(s) ciência,
Ana, a Brinquedóloga da Speech in Love

.

.

.

.

[ *este post recebeu o alto patrocínio do nosso bestseller, o gravador de voz e espelho. Podes encontrá-lo aqui: https://www.speechinlove.com/product/gravador-de-voz-com-espelho ]


×
Olá Speechie! Podemos ajudar?