Portes grátis para encomendas superiores a 80€ para Portugal Continental

Speech in love | Como escolher brinquedos?

Escrito em 28 de jun. de 2021

Speech in love | Como escolher brinquedos?

DICAS DA BRINQUEDÓLOGA PARA COMPRAR UM BOM BRINQUEDO

Decidi compilar algumas das características que eu considero que fazem um brinquedo ser... um BOM brinquedo!

A opinião de cada Brinquedóloga poderá divergir mais centímetro ou menos centímetro, mas todos concordamos com a esta premissa básica: um bom brinquedo é aquele que precisa de uma criança para poder ser brincado!

Se o brinquedo brinca sozinho ou se precisa de uma mínima ajudinha, fujam!

{ainda me lembro de um brinquedo que imitava o choro de um bebé, a meio da noite. M E D O}

Ninguém quer uma cena dessas a fazer vudu pela casa, enquanto dorme, pois não?!

- Todas as outras características são mais ou menos acessórias.
- A importância que tu lhes dás, é que te vai guiar na hora da decisão por X ou Y.

🚨 🚨 Há uma coisa bastante importante para a qual te quero alertar: o brinquedo que tu queres ou gostas, nem sempre é o que o teu filho quer ou precisa.
E tens de ser flexível.

Ontem, a minha filha Luz  viu uma guitarra, numa feira da bagageira, e foi tão assertiva na sua escolha que eu (a)cedi.

Só mesmo em segunda mão, porque não pagaria o valor absurdo que pedem por este tipo de brinquedos.

AS CARACTERÍSTICAS QUE UM BOM BRINQUEDO DEVE TER

Para te ajudar na escolha de um brinquedo, compilei as características que para mim são as mais importantes, quando escolho os brinquedos para a loja ou para os meus speechies.

1️⃣ “Adequado à idade”: nem sempre a idade que vem na caixa do brinquedo,se coaduna com a idade mental do speechie. Vê a idade, não como um número, mas como algo que te indica se o speechie já é capaz ou não de o manusear facilmente e sem a tua constante intervenção.

2️⃣ Duradouro: um brinquedo que seja usado durante uma infância inteira, é sempre uma melhor escolha, face a um brinquedo que se foque numa determinada idade.

3️⃣ Resistente: se não queres estar sempre a comprar brinquedos ou não gostas de brinquedos que se estraguem facilmente, aposta em brinquedos feitos com melhores materiais. O ciclo de vida do brinquedo também pode ser importante de analisar : se estragado, qual ou quais os fins que poderá ter?

4️⃣ Criativo: não impõe uma única visão de uso, podendo facilmente ser usado em diferentes actividades.

5️⃣ Segue interesses: brinquedo que não vai ao encontro dos interesses dos speechies ou que não tem em consideração o período sensível de desenvolvimento em que está, tem mais probabilidade de ser encostado à box rapidinho, rapidinho.

6️⃣ Open-ended: um brinquedo sem raça, cor ou género. Mutável e que pode ser transformado em vários brinquedos, dependendo das mãozinhas que lhe peguem.

8️⃣ Seguro: um brinquedo sem certificação de segurança, deve ser chutado logo para canto. Adoro brinquedos artesanais, mas se não tiverem marcação CE, para mim é um big NO! {alerta tintas tóxicas que andam por aí! 🚨 }

8️⃣ Educacional: é sempre um +plus, se é o brinquedo se foca no desenvolvimento de uma determinada competência (p.ex: motricidade fina, resolução de problemas, etc.).

9️⃣ Sociável: brinquedo que facilita a interação e comunicação entre vários speechies, aquece-me o coração!

1️⃣0️⃣ Cria Flow: se o teu speechie fica longos minutos ou até horas a brincar com esse brinquedo, então, "miga", fizeste uma mega escolha!

Com a amor & con(s)ciência,
Ana, a Brinquedóloga da Speech in Love


×
Olá Speechie! Podemos ajudar?